Para apoiar os estados e municípios no processo de formação técnica de Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) o Ministério da Saúde (MS) instituiu o programa Saúde com Agente. Esse programa tem a parceria do MS, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para oferecer o curso técnico para estes profissionais.

Além da oferta dos cursos para os ACSs e os ACEs foi oferecido formação continuada para tutores e preceptores, enfermeiras da rede municipal, através de aulas de extensão.

Depois de quase um ano de estudos, iniciado em 23 de agosto de 2022 e finalizado no dia 5 de julho de 2023, totalizando uma carga de 1275 horas, na noite da última sexta-feira (22/09), em uma cerimônia na Associação dos Amigos de Livramento, 65 agentes, 56 ACSs e 9 ACEs, receberam o certificado de conclusão de curso, se tornando a primeira turma com essa formação em nosso município.

O evento contou com as presenças do prefeito municipal Ricardinho Ribeiro, do Professor Jânio Soares e familiares dos concluintes.