Atendendo a Resolução do CNAS/MA nº 30, de 12/03/2021, foi realizada a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, de Livramento de Nossa Senhora, no dia 17 de agosto de 2021, no antigo Colégio Estadual João Vilas Boas, que teve como tema “Direito do Povo e Dever do Estado: com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.

Após a cerimônia de abertura, comandada pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social João Aparecido Ramos da Costa, conhecido por Cido Quilombola, foi lido e aprovado, por unanimidade, o Regimento Interno da Conferência. Houve, ainda, uma provocação do tema “As artimanhas da exclusão social no sistema único de assistência social”, pelo psicólogo Zeferino Neto. Em seguida, foi realizada a palestra magna pela Assistente Social Jozane Castro. Ainda houve debate e aprovação, pelos delegados, de propostas a título municipal, estadual e federal, bem como, a eleição de delegados para a participação na Conferência Estadual de Assistência Social.

Estiveram presentes o prefeito Ricardinho Ribeiro, a vice-prefeita Joanina Sampaio, a primeira dama Leila Ismara, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Célia Castro, conselheiros, servidores e trabalhadores do SUAS. O evento não foi aberto para a população devido a pandemia.

A Conferência obedeceu às regras sanitárias de combate a COVID-19, foi distribuído máscaras para os participantes e mantido o distanciamento social.