Os moradores de Itanagé tiveram muito o que comemorar na noite desta quarta-feira (21), o prefeito do município, Dr. Paulo Azevedo, esteve na comunidade para entregar à população a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vital Antônio de Caires, construída pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal.

“Hoje é sem dúvida um dia de muita alegria e satisfação. Estamos aqui inaugurando essa Unidade Básica de Saúde, ampla, confortável e toda equipada para servir à população. Antes a população residente na zonal rural tinha que se deslocar para a sede do município em busca de tratamento médico, por mais simples que fosse o caso. Hoje, com essa unidade de saúde os moradores de Itanagé, assim como as outras comunidades da região vizinhas terão de segunda a sexta-feira profissionais de saúde na própria comunidade, com o novo espaço de saúde, o atendimento será ainda mais qualificado", disse o prefeito, Dr. Paulo Azevedo, em um dos trechos de sua fala durante o discurso no ato.

Para a dona de casa, Maria José, 61 anos, moradora da Comunidade de Itanagé, fala que com a implantação da UBS na localidade, a vida dos moradores vai melhorar ainda mais. “Vamos ter o conforto em ter o atendimento próximo de casa, era muito cansativo sair cedo de casa para consultar na cidade e muitas vezes não tínhamos dinheiro para pagar a passagem. Hoje o posto de saúde está bem perto de casa. Só temos a agradecer ao prefeito Dr. Paulo, por construir esta UBS aqui na nossa comunidade”, finalizou Maria José.

Além de uma grande multidão que prestigiou o evento, a solenidade também contou com a presença de integrantes do governo municipal, a exemplo da primeira-dama Helinete Machado e do secretário de saúde, Tárcio Machado Mota e familiares do homenageado Vital Antônio de Caires.

Com uma moderna estrutura, a UBS atende todas as exigências do Ministério da Saúde e conta com consultório médico (clínica geral), consultório odontológico, sala de espera, farmácia, sala de vacinas, sala de inalação, sala de enfermagem, planejamento familiar, pré-natal, preventivo, teste do pezinho, sala de serviços administrativos, sala de curativos, sala de observação, sala de reuniões, depósito, área de serviços e banheiros. A referida unidade atenderá, além do distrito de Itanagé, moradores das comunidades de Lourenço, Angu, Manga, Gado Bravo, Tabuleiro, Monteiro, Alves, Várzea dos Reis, Riacho de Salina, Lagoa Funda, Sapato, Varzinha e Várzea do Morro.

ASCOM/PML