A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com os Programas Pacto Estadual e Pacto Federal pela Alfabetização na Idade Certa e a Universidade Santa Cruz -UESC realizou no ultimo dia 05 de dezembro, na Escola Municipal Romulo Galvão o encerramento das atividades de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino que atuam do 1º ao 5º ano. São quase 200 professores e mais de 2.000 alunos envolvidos.

O objetivo do programa é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental contemplando os direitos de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.

No evento aconteceu um seminário de experiências do Programa do ano de 2015, organizado pelos orientadores de estudos, coordenadores escolares, professores alfabetizadores e alunos. Estiveram presentes o Secretário Municipal de Educação, Diretores e coordenadores das escolas municipais, orientadores de estudos, professores alfabetizadores.

No evento foram apresentados os temas: A formação de professores e o trabalho com alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática; Apresentação de relatos pelos grupos de Professores Alfabetizadores que enfocaram as temáticas propostas relacionando-as com a sua prática em sala de aula; Oralidade e suas reflexões em sala de aula; Produção textual; O ensino de Matemática a partir de jogos e desafios; A sala de aula: um espaço para oralidade e uma contribuição para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno.

A expectativa para 2016 tem um cronograma extenso de formação para serem realizadas.