Pessoas em situação de rua são indivíduos que passam as noites dormindo nas ruas, nas praças, embaixo de viadutos e pontes. Além desses espaços, eles também fazem uso de locais degradados, como prédios e casas abandonados e carcaças de veículos, que têm pouca ou nenhuma higiene.

Entre os principais fatores que podem levar as pessoas a irem morar nas ruas estão: ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas e doença mental.

“Todos nós precisamos ressignificar nossa forma de olhar e agir para com as pessoas em situação de rua. Do olhar preconceituoso, devemos agir com compaixão, respeito e dignidade aos mesmos”. Uma campanha da Equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, no combate a discriminação das Pessoas em Situação de Rua.

Por: Thales Dias Bittencourt Soares