A prefeitura de Livramento, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), e o governo do estado realizou o Mutirão de catarata, nos dias 16 e 17 de junho de 2018, em Salvador.
A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e fica opaco, gradativamente, causando a perda parcial ou total da visão. No dia 16, foram 42 atendimentos para triagem e diagnósticos e, em seguida, os pacientes diagnosticados com catarata foram encaminhados para cirurgia. No dia seguinte (17/06), todos os pacientes foram realizar as revisões pós-cirurgia.
O município disponibilizou transporte, hospedagem e alimentação, além de uma ACS e uma técnica em enfermagem para acompanhar os pacientes. Todos os procedimentos realizados foram bem sucedidos sem nenhuma intercorrência.