Com o advento do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei nº 13.005/2014) surgiram as Conferências Nacionais, Estaduais e Municipais de Educação, com o intuito de garantir a participação social, monitorar e avaliar o cumprimento desta lei. A Secretaria Municipal do nosso município realizou, no dia 30 de novembro de 2017, a sua III Conferência Municipal de Educação, na Escola Polivalente. O prefeito Ricardinho Ribeiro fez a abertura do evento saudou a todos, falou sobre como está a gestão e os planos futuros para a Educação livramentense. O secretário de educação Sebastião Fernandes, também, saudou a todos, agradeceu o apoio da gestão municipal a educação, deu boas vindas aos participantes, além de falar assuntos de interesse da pasta. A seguir, o Hino Nacional foi tocado por músicos da Filarmônica Lindembergue Cardoso e cantado pelos presentes. Teve, ainda, apresentações musicais por alunos da Escola de Música Lindembergue Cardoso, mantida pela parceria com a Secretaria de Educação. Alguns professores, que são alunos da escola de música, também, se apresentaram. Os professores Jerry Lima e José Maria de Jesus levantaram seus colegas de profissão ao som de voz e violão, foram muito aplaudidos. Após as apresentações foram lidos os Regimento Internos da Audiência Pública do Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (Lei nº 1.240/2013) e da Conferência Municipal de Educação, ambos foram aprovados. Durante a conferência foram discutidos Eixos Temáticos, teve a elaboração e votação de propostas para a educação, além de eleitos delegados que participarão da Conferência Estadual de Educação, em Salvador.