Livramento de Nossa Senhora conquista um dos mais importantes espaços para as questões da cultura e suas diversidade e transversalidade. O município pela primeira vez ocupa um dos assentos na Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia (ADIMCBA) e torna-se membro do Conselho Estadual de Cultura.

Isto passa a ser realidade através da eleição do coordenador municipal de Cultura, jornalista Yonélio Sayd, para o Conselho Territorial de Identidade Sertão Produtivo, da região Sudoeste do estado, além de ocupar a segunda cadeira do setor de Assistente de Comunicação na mesma associação de dirigentes municipalistas. Ele foi eleito por unanimidade, obtendo seis votos dos sete dirigentes culturais que integram o território de identidade e que participam da votação. O Território de Identidade do Sertão Produtivo na área de cultura é integrado por 19 municípios.

A eleição aconteceu durante realização do VII Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura, onde também ocorreu o Encontro de Política e Gestão Culturais, evento que integra ainda a realização do II Fórum de Conselhos Municipais de Cultura e I Fórum de Legisladores Culturais.

O Coordenação Municipal de Cultura informa que está em curso a criação do Conselho Municipal de Cultura e de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (CMCPPHAN), e o e o Fundo Municipal de Cultura e de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural  (FMCPPHAN); que estarão sendo concluídos e encaminhados para a Câmara de Vereadores votar e aprovar. Além disso, já está em fase de conclusão o Plano Municipal de Cultura 2015-2025, que servirá de todo um arcabouço de planejamento e de demandas para as políticas culturais locais.

Contribuir para fortalecer a cultura por meio da implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC) será, sem dúvida, a mais importante das conquistas e avanços para Livramento no campo da cultura e toda sua diversidade. Com as redes dos sistemas nacional e estadual, os conselhos territoriais e a adesão do município ao pacto federativo, pode se assegurar que a cultura ganhará vida própria e assim atingir seus objetivos, que é a promoção e fomento da cultura em todo o município.