A partir do próximo ano o povo de Livramento de Nossa Senhora passará a contar com os serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS) que já tem suas obras em fase de conclusão, com sede no Benito Gama e no distrito de Itanagé. Trata-se de uma unidade de atendimento de saúde gratuito para a população, sendo que para isso basta fazer o cadastro na rede básica para receber o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Este documento permite maior controle na entrega de remédios que fazem parte da lista de distribuição feita pela Prefeitura, aos quais todos têm o direito da gratuidade. Nesse caso, o morador precisa comparecer com comprovante de endereço e RG.

Com a UBS em pleno funcionamento as consultas vão acontecer no horário de 7h às 19h, mas terá que haver comparecimento prévio antes na unidade para agendar. Pelo modelo nacional, as unidades devem contar com vários profissionais na área de saúde, com atendimento em três períodos de quatro horas cada. Todos esses profissionais se dividem no atendimento de Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria, Odontologia e Enfermagem. A Unidade também ira dispor de uma equipe de Serviço Social para acompanhar os pacientes nas particularidades de seus casos.

Além desses serviços de consultas, são desenvolvidas atividades de saúde diversas, como exames laboratoriais e citopatológicos, teste de glicemia, retirada de pontos, fornecimento de medicamento e vacinação, que tem grande procura.

Assim como qualquer UBS, ela não funciona como pronto-socorro. Os casos de emergências são encaminhados para o Hospital Municipal. Casos que demandam outras especialidades, como Ortopedia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia, entre outros,  pode ser agendadas através da Agenda Regulada e outras encaminhados pelo Serviço Social para a Central de Regulação, onde cada UBS tem um número de cotas, que são distribuídas pela Secretaria Municipal da Saúde.