E uma dessas ações práticas que têm gerado resultados positivos é a realização do Campeonato Rural que, a exemplo dos certames de clubes profissionais, da CBF, e de seleções amadoras do interior (o Intermunicipal realizado pela Federação Bahiana de Futebol - FBF), são considerados os maiores do mundo em número de times, atletas e dirigentes participantes. O Campeonato Rural, que tem total apoio da Liga de Desportos de Livramento (LDL) conta com 32 seleções e envolve igual número comunidades do interior do município, 32 campos de futebol, 168 jogos e uma média de 2,5 a 3 mil pessoas por partidas. Na decisão final, em dezembro do ano passado, o público presente no Estádio Dr. Edilson Pontes superou a 5 mil para ver uma inesquecível partida que deu título ao Piçarrão

Para garantir o sucesso desta competição a administração municipal é a maior aliada do esporte, doando para cada equipe participante jogo de camisa, rede e bolas. No final deste campeonato os dois vencedores – campeão e vice -, o artilheiro e o melhor goleiro ganham, além de troféus e medalhas, uma quantia em dinheiro como motivação. Também investiu na reforma e recuperação dos campos que estavam todos acabados, inclusive o próprio estádio municipal, cujo gramado esta sem nenhuma condição de abrigas as partidas de futebol.

A maioria dos 32 campos existentes estava entregue ao mato, sem traves, sem redes, e as equipes não contavam com nenhum apoio da administração anterior. Mas esse quadro agora é coisa do passado.